17 A 19/ NOV/ 2010 – ENCONTRO EM FOZ DO IGUAÇU TRAZ PALESTRA SOBRE ÚLTIMAS DESCOBERTAS EM MUDANÇAS C
ENCONTRO EM FOZ DO IGUAÇU TRAZ PALESTRA SOBRE ÚLTIMAS DESCOBERTAS EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Cerca de 4 mil pessoas que participam de ações do programa socioambiental Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional e parcerias,vão se reunir a partir desta quarta-feira (17) no Encontro Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu.
Na palestra de abertura, o pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, uma das maiores autoridades brasileiras em estudos sobre o clima, vai mostrar as últimas descobertas científicas sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, alertando para as medidas urgentes para conter a crise. O palestrante é um dos cientistas ligados ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
A oitava edição do evento tem como lema “Somos a mudança que queremos no Planeta”. Até a sexta-feira (19), os participantes vão se dividir para apresentar seus relatos e o desempenho das ações socioambientais.
“A principal novidade deste ano é que serão apresentados vários testemunhos das pessoas envolvidas com o dia-a-dia do programa. São catadores de recicláveis, pescadores, agricultores, professores, técnicos ambientais, gente que demostra na prática novos modos de viver, produzir e consumir, dentro da filosofia da sustentabilidade”, afirma o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich.
As oficinas promovidas pelo encontro também serão base para traçar os objetivos do programa para o próximo ano.
Antes de iniciar a programação do encontro, será realizado o Fórum Binacional dos prefeitos da área de influência da Itaipu: Brasil e Paraguai e o workshop Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (Cifal), com o tema “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos”.O workshop é voltado a gestores públicos e técnicos ligados aos municípios. A programação paralela também inclui o Congresso Internacional de Responsabilidade e Sustentabilidade Socioambiental, com o tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”.
Fonte:
Itaipu Binacional