16 dias pelo fim da violência contra a mulher
16 dias pelo fim da violência contra a mulher
De 25 de novembro a 10 de dezembro milhares de ativistas, redes, grupos, movimentos realizarão atividades ao redor do mundo pelo fim violência contra a mulher. 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, data escolhida devido ao assassinato brutal das irmãs Pátria, Minerva e Maria Tereza, “Las Mariposas”, como eram conhecidas, em 1960. As três realizavam atividades clandestinas contra a ditadura Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, entre o período de1 930 a 1961.
A Rede Internacional de Mulheres da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC RIM), por exemplo, realizará na internet a Campanha Global 16 Dias Contra a Violência de Gênero 2011: para por fim à violência estatal de denúncia aos meios de comunicação com o objetivo de transformá-los em catalisadores para contribuírem com discussões e divulgação do tema. Os programas radiofônicos, feitos por produtores da Ásia Pacífico, Oriente Médio, África, Europa, Américas do Norte, Latina e do Caribe, e outras informações estarão em www.amarc.org/16dias e www.amarc.org/16jours. “Esta campanha de difusão multilíngue mobiliza rádios comunitárias em torno de uma questão global e os encoraja a usar novas tecnologias de comunicação, como a internet, para ampliar o impacto de suas vozes”, diz documento da Rede.
Após dia 25, o calendário de celebrações segue com: dia 29 de novembro é o Dia Internacional das Defensoras dos Direitos Humanos das Mulheres; 1o de dezembro é o Dia Mundial da AIDS; 6 de dezembro dia de relembrar o massacre de Montreal (Canadá) em 1989 e finaliza no dia 10 de dezembro com a celebração do sexagésimo aniversário da Declaração Universal no Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Mais informações:
http://www.forumsocialmundial.org.br/noticias_01.php?cd_news=3493&cd_language=1