12 A 20/04/2011 – NÚCLEO DE ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR DO CURSO DE DIREITO PROMOVE PROCESSO DE INTE

O evento será constituído de oficinas acontecem nos dias 12,14, 19 e 20 de abril

Com o objetivo de apresentar aos estudantes os temas e a metodologia trabalhados pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAJUP) Negro Cosme do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, o Processo de Integração de Novos Membros (PIN) é destinados a todos os estudantes da Instituição e constitui-se em uma oportunidade de se conseguir novos colaboradores para o projeto. Nos dias 12 e 14 de abril, as oficinas serão realizadas no Auditório anexo do Centro de Ciências Sociais (CCSo), 3° andar,bloco E. Já nos dias 19 e 20, no Auditório 1 do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). 

O NAJUP Negro Cosme é um núcleo de pesquisa e extensão que desenvolve a prática da Assessoria Jurídica Popular e da Educação Popular em Direitos Humanos. A Assessoria Jurídica Popular é uma prática jurídica inovadora que visa romper com a forma tradicional e assistencialista de se trabalhar o Direito. Parte da idéia de que o acesso à justiça não se resume ao judiciário, mas vai além, alcançando o ideal de que o cidadão tenha consciência dos direitos que possui, para que possa buscar a sua efetivação. 

Desta forma, a Assessoria Jurídica Popular objetiva promover a democratização e difusão do saber jurídico, assim como o fomento à cidadania e ao protagonismo popular, por meio da Educação Popular, inspirada em Paulo Freire, para que os educandos se reconheçam enquanto sujeitos do processo de conhecimento e como protagonistas da luta pela efetivação de seus direitos. 

Programação 
1º DIA – 12/04 (terça) / 14:00 – Universidade e Movimento Estudantil 
2º DIA – 14/04 (quinta) / 14:00 – Extensão e Educação Popular 
3º DIA – 19/04 (terça) / 14:00 – Movimentos Sociais: criminalização e direitos humanos 
4º DIA – 20/04 (quarta) / 14:00 – Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP) 

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10419

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *